Como trocar as cordas do violão ou guitarra sem perder a afinação.


Trocar cordas de violão ou guitarra é sempre algo que nos preocupa quando a afinação não se estabiliza após a troca. Pensando nisso, a gente pensou em fazer esse post com as dicas que usamos para evitar essa perda de afinação. 

Existem três dicas para trocar as cordas de guitarra ou violão de aço e não perder a afinação. A primeira é sempre trocar corda por corda, ou seja, retire a corda antiga e substitua pela corda nova. Nunca retire todas as cordas de uma vez, pois isso faz com que a madeira do braço da guitarra ou violão trabalhe por conta da perda de tensão das cordas e fique mais difícil para conseguir a afinação. Portanto, troque sempre uma corda de cada vez. 

A segunda é nunca deixar muita corda enrolada nas tarraxas. Sempre estique a corda e deixe apenas uma pequena folga para poder dar pelo menos uma ou duas voltas na tarraxa até chegar à afinação. Se enrolar a corda demais nas tarraxas a tendência é perder afinação. 



A terceira, mais importante, é sempre afinar as cordas meio tom abaixo quando trocar as cordas. Começando pelo 1E (mi mais agudo), afine em Eb, ou seja, meio tom abaixo. Faça isso com todas as cordas e toque a guitarra ou o violão por aproximadamente dez minutos. Feito isso, afine as cordas para sua afinação padrão (E, B, G, D, A e E) e a afinação ficará mais estável.

Se seguir essas três dicas dificilmente as cordas do seu violão ou guitarra perderão afinação.

Beijos e abraços.

Nenhum comentário: